Uma nota sobre Inteligência Artificial (AI)

Tecnologias aparecem e surpreendem a todos trazendo inovações. Sempre existem aquelas que podem trazer decepções.
Algumas tecnologias inovam e mudam nosso mundo, nossas comunicações, nosso jeito de interagir, comprar e vender. 
Outras tecnologias chegam e causam um estrondo e desaparecem. Lembra da bolha dot-com nos anos 90? Eu vejo a Blockchain como a mesma situação, uma tecnologia formidável mas fazendo tanto barulho que sai do foco original.
Algumas tecnologias são fundamentais e assim como a eletricidade se tornam parte do nosso dia a dia. E o Smartfone de Jobs é um exemplo perfeito disso.
Outras tecnologias são derivativas, utilizam de uma super idéia inovadora para alcançar outros objetivos. Exemplo de uma tecnologia inovadora é a plataforma da Amazon, e um exemplo de uma tecnologia derivativa é a Netflix (Ou Dropbox e Uber).
Agora direto ao assunto do momento: Inteligência Artificial (AI), uma tecnologia que está presente entre nós há quase uma década, mas teve seus nomes modificados como "machine learning" ou "sistemas de conhecimento", entre outros. O avanço nos recursos computacionais (GPU) nos fizeram conseguir chegar no patamar atual e lançaram o GPT-4, MidJourney e Dall-E, entre outras.

A verdade é que nunca mais seremos os mesmos, estamos avançando o equivalente a 10 anos, e a cada ano que passar estaremos avançando mais 10 anos, seja na parte de desenvolvimento quanto na parte de recursos computacionais.
Programadores hoje utilizam GPT-4 [1] para reduzir o seu tempo e produzirem com extrema facilidade o seu conteúdo. E artistas fazem uso do MidJourney [2] para criar conteúdos de causar inveja! Outras empresas investiram em vídeo [3] 


Mas a verdade é que AI não cria, ela se apropria e reutiliza dos conteúdos.
Programadores e artistas devem se aliar a essas tecnologias mas não perder a capacidade de criação.
Devemos ser cautelosos para não tornar AI uma decepção, e sim uma inovação que trará novas tecnologias derivativas.

Microsoft e Google escolheram velocidade ao invés de inovação, e este pode ser o grande calcanhar de aquiles por trás da tecnologia. [4]

[1] https://openai.com/research/gpt-4

[2] https://www.midjourney.com/home/

[3] https://runwayml.com/

[4] https://nvidianews.nvidia.com/news/nvidia-microsoft-accelerate-cloud-enterprise-ai

Tags